Saturday, February 02, 2013

É Carnaval, as Aventuras de Cabral no Espaço Sideral


by Pedro Tolentino & Sir  Anthony

Esta é uma reedição de um texto de Novembro de 2012, como a audiência do blog cresceu muito de lá pra cá e já que estamos todos (ou quase todos), em ritmo de carnaval, resolvemos republicá-lo.

Bom, alguém ainda entende enredo de escola de samba?  Alguém fora o carnavalesco? O próprio carnavalesco?

Na real nesse negócio de enredo o conteúdo é irrelevante, o importante é citar no samba grandes heróis da nossa história (a princesa Isabel e Zumbi são mandatórios), as belezas naturais do Brasil, a libertação dos escravos, além de fazer rimas envolvendo "carnaval" (daí a frequente menção a Maurício de Nassau), "avenida" e "sapucaí".  Não precisa fazer o menor sentido, aliás, quanto menos sentido melhor, e quanto menos roupa também. 

Mas os comentaristas da Globo, Pedro Bial, Chico Pinheiro e Fátima Bernardes, insistem em interpretar as alas e os carros alegóricos como se tudo aquilo estivesse contando uma história coerente, algo mais ou menos assim (samba enredo em itálico):


Mangueira - Carnaval 2013
Enredo:  A aventura da esquadra de Cabral na conquista do Espaço sideral


- Bial, estou concentração e como vemos aqui logo atrás de mim a mangueira  acaba de entrar, na avenida, é claro, hahaha.  Está todo mundo muito confiante e muito orgulhoso do trabalho feito ao longo deste ano para que a escola pudesse contar esta bonita história da conquista do espaço por Cabral.

- Vamos ouvir um pouco do samba na voz do Luizito, o puxador do samba da escola.





Antes do Mundo ser Redondo
A esquadra de Cabral ( oh de Cabral)
Errou o caminho das índias
Caiu no Espaço Sideral

- É isso aí Bial, agora é com vcs aí no camarote.
- Obrigado Fátima, estamos aqui naquela expectativa, afinal, a Mangueira é sempre a Mangueira...  
- O que estamos vendo agora é a entrada da primeira alegoria, um carro temático em forma de caravela, porém com uma representação da cidade de Nova Orleans dos anos 20, além de uma banda de jazz com trajes da época.  O destaque é o ator Milton Gonçalves, que vem representado o Louis Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua.
- Putz cara, sabia que eu sempre achei que tinha sido o Lance Armstrong....
- Pois é, uma alegoria original que começa a contar a história do enredo, um outro destaque nessa alegoria é a Juliana Paes, que representou a Maya na novela "Caminho das Índias", a busca por esse caminho foi o que gerou todas estas descobertas.
- E ela vem como destaque representando exatamente isso, a descoberta, e bota descoberta nisso hein?  A fantasia da Juliana é bem minimalista.

O Extraterrestre
Conhecido como índio lunar
No batuque era mestre
Só não queria trabalhar

- Logo ali na frente vemos chegando mais uma alegoria, e olha só quem está lá, o Steven Spielberg em pessoa veio prestigiar o desfile da Mangueira.  Ele falou ontem em entrevista no Jornal Nacional que essa coisa do índio extra terrestre, essa miscigenação cultural interplanetária é algo que o fascina e torna tão rico esse desfile.
- Pois é, o enquanto isso o ator Reinaldo Gianechini vem em destaque com a fantasia do E.T., cercado por índios xavantes trazidos de Roraima especialmente para este desfile.
- Para o alto e xavante!!! 

A nave negreira
Trouxe o astronauta negão
Para horror das “freira”
Deu-se a miscigenação

- Como não poderia deixar de ser, temos aqui representando a influência dos afro-descendentes na colonização da Lua, a começar pelo próprio Louis Armstrong.
- Vemos a alegoria "busão espacial" que era a nave negreira responsável por levar os escravos até a lua,  Era uma viagem sofrida e bastante cansativa, onde centenas de astronautas afro-descendentes, prestes a tornar-se escravos, se apertam dentro do busão espacial, situação bastante difícil se considerarmos a gravidade zero.

É carnaval, ah é carnaval
Vem comigo ver a mangueira entrar
É jornada nas estrelas
Vou de taxi Lunar

- Depois do busão é a vez to taxi lunar, uma justa homenagem ao Geraldo Azevedo, Que vem fantasiado de Luke Skywalker.
- Ao mesmo tempo temos o Darth Vader, representando o lado negro da força, uma menção  à resistência que os portugueses tiveram dos rebeldes que habitavam o lado escuro da lua, o famoso "dark side of the Moon".
- E se vai de taxi não poderia faltar a Angélica, grande Angélica que inclusive estréia um programa novo essa semana aqui na globo, não é mesmo Fátima?
- Pois é Bial, a Angélica estréia um programa voltado ao público taxista, muito interessante, todas as segundas feiras após o programa do Jô, não percam!!!

A luta pela liberdade
Toma forma através de Zumbi 
Criou um quilombo em Plutão, olha ele aí
Que nem era um planeta de verdade.

- A Mangueira vai contagiando a galera nas arquibancadas!! - Estamos agora na expectativa da entrada da última alegoria, que na verdade não "entrará na avenida", será, na verdade, uma aterrissagem em plena Sapucaí.  A alegoria é um disco voador todo coberto por lantejoulas nas cores verde e rosa, e adivinha onde foi a decolagem?
- Da casa dos Big Brothers é claro, eles não poderiam faltar!!!
- Esta última alegoria, uma idéia do carnavalesco Chico Casagrande, é sensacional!!!

Eu sou ET, Peri e Ceci
Sou Cosmonauta Na Sapucaí

Sou da esquadra de Cabral
Vim do espaço pra curtir o carnaval


Eu sou verde rosa olha lá
Eu tou no espaço olha aí
Sou cosmonauta na sapicaí

Eu sou da Mangueira olha aí
Gravidade zero é legal
Apoteose em nave espacial

(paradinha da bateria)


e salve, e salve

E salve Maurício de Nassau
minilua.com - site parceiro 

2 comments:

  1. www.telexfree.com/notlina

    ReplyDelete
  2. Familia Armstrong6:18 PM

    Lance genial

    ReplyDelete