Monday, February 11, 2013

Bento XVI renuncia e vai curtir em Olinda o último dia de carnaval.

eu acho é pouco
é bom demais
(em latim)
VATICANO (Reuters) – O Papa Bento XVI anunciou nesta terça-feira sua renúncia ao cargo de sumo pontífice.  O anúncio pegou de surpresa até mesmo alguns cardeais da velha guarda, com quem Bento (que agora volta a se chamar Joseph Ratzinger) tinha contato mais próximo.

Ratzinger deixa o papado e pretende passar o resto da vida num mosteiro, mas especificamente no mosteiro de São Bento, em Olinda, e o anúncio acabou sendo feito à pressas nesta segunda para dar tempo de Ratzinger curtir o último dia de carnaval na cidade que o abrigará daqui pra frente.  O ex-papa confessou que sempre gostou de carnaval, paixão que ficou adormecida ao longo de sua carreira eclesiástica.


- "Acho carnaval o maior barato, infelizmente como papa não podia curtir muito, mas a partir de agora, morando lá em Olinda, espero aproveitar um pouco. Acho que aos 85 anos eu mereço não é mesmo?", disse Ratzinger, antes de embarcar num vôo direto Roma-Recife pouco depois do pronunciamento.


Ao saber da notícia, os foliôes de Olinda já começaram a prestar homenagens a Ratzinger, em vários desfiles de blocos de frevo o público cantava a plenos pulmôês "papapapapapapapa" (ao invés do tradicional popopopopopopopo).  Um boneco gigante de Bento XVI está sendo feito às pressas.


A programação carnavalesca de Ratzinger se inicia por volta das 19h no Alto da Sé, após celebrar missa na tradicional Igreja da Sé, o ex-papa será saudado pela prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, de quem receberá a chave da cidade.  A cerimônia contará com a presença da orquestra do Maestro Spock, que promete saciar a sede de Ratzinger pelo frevo rasgado.


Lá do alto Ratzinger receberá os foliões do Eu Acho é Pouco, abençoando os bravos foliões que sobem, todo ano, a ladeira da misericórdia (o ex-papa estará vestido a caráter, de vermelho e amarelo, vejam foto desta reportagem).  A segunda parada do bloco, que esse ano será lá mesmo na Sé, promete ser uma grande festa, de lá o ex-papa segue junto aos foliões até até a sede do "Eu acho é Pouco" que, fica, não por acaso, na "Rua de São Bento".


O evento no alto da sé não estava previsto e deve estourar o orçamento da prefeitura para o carnaval, mas isso não há deve causar problemas, pois o prefeito Renildo Calheiros já passou ao seu secretário de cultura a orientação:  "Bota na conta do papa".


Gostou?  Leia também


Guia para o Paulistano no Carnaval de Olinda

Carnaval da Bahia, 8ª maravilha (7 posições atrás de Olinda)
Placas de orientação aos foliões de Olinda
Anunciado o novo Papa

No comments:

Post a Comment