Saturday, January 26, 2013

Grandes pensadores for dummies

Como diria o famoso químico francês Antoine Lavoisier, "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", ou, dito de forma um pouco mais acessível ao grande público: "O picadinho de hoje foi o bife de ontem e será o bolinho de amanhã".

Em resposta aos críticos literários que acusam o boraver de usar e abusar das mesmas fórmulas fáceis (ex: pensadores for dummies) para ganhar audiência, este post veste a carapuça e retoma a fórmula fácil, afinal o prêmio Nobel de literatura nunca foi o objetivo deste espaço.


Charles Darwin - Naturalista Britânico - 1809-1882 - o treinador da "seleção natural"

Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), Darwin introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural.  


Nesse livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais.

As espécies que sobreviveram ao teste do tempo foram, não necessariamente as mais fortes, mas aquelas que melhor souberam se adaptar às constantes mudanças ocorridas em seu habitat.



Seguidores de Darwin no Futebol:

Dadá Maravilha (o homem que pára no ar):  


O famoso goleador é o quinto maior artilheiro do futebol brasileiro com 926 gols. Perde apenas para Túlio Maravilha (seu irmão) com 978 gols, Romário com 1006 gols, Arthur Friedenreich, com 1239 gols, e Pelé, com 1284 gols.

Assim como outros goleadores (seu irmão Túlio um exemplo clássico), foi muitas vezes criticado por "não saber jogar futebol, apenas marcar gols".  Como Gol é o que decide a partida, muitos foram os clubes que preferiram ignorar os críticos e escalar Dadá.

Dadá era um grande conhecedor da teoria de Darwin e sabia, por exemplo, que ficando dentro da área aumentava consideravelmente duas chances de ser escalado pela "seleção natural".  Dele é a frase: "A área é o habitat natural do goleador, nela ele está protegido pela constituição, se for derrubado é pênalti".

Dadá foi ao extremo do darwinismo ao adquirir intencionalmente mutações genéticas que lhe deram um diferencial competitivo na evolução das espécies:  a capacidade de "parar no ar", incomum entre seres humanos.  Segundo o próprio Dadá "Só existem três coisas que param no ar: beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha."


Seguidores de Darwin na Música:

Gloria Gaynor (celebrando a sobrevivência de sua espécie)
"At first, I was afraid, I was petrified
Kept thinking, I could never live without you by my side
...
Oh, no, not I, I will survive
Oh, as long as I know how to love, I know I'll stay alive
I've got all my life to live, I've got all my love to give
And I'll survive, I will survive, hey, hey"

Titãs (dando uma de "nostradamus" e querendo adivinhar que espécies vão sobreviver)
"Onçinha pintada,
Zebrinha listrada,
Coelhinho peludo,
Vão se foder!
Porque aqui na face da terra
Só bicho escroto é que vai ter!"

Titãs (entregando na mão do mestre o futuro das espécies)
"Darwin, agora é com você
Sei que não vai contar
Que espécie vai sobreviver..."



Isaac Newton - Físico e Matemático Britânico - 1642-1726 - o cara da "Apple"

Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Mecânica Clássica, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.

Além da famosa lei da gravidade, ficou famoso pelas suas "3 leis", citadas abaixo:


Lei 1 - Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.

Lei 2 - A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.

Lei 3 - A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas. (embora Newton nunca tenha admitido em vida, a inspiração para a sua terceira lei veio ao ler as demonstrações contábeis da sua empresa, mais especificamente da explicação do seu contador de que para todo um débito existe um crédito de igual valor, em sentido contrário).

"Contestadores" de Newton no Futebol:

A literatura futebolística é mais rica em pensadores que buscaram refutar os princípios físicos de Newton do que em seus seguidores.  Além do supracitado Dadá Maravilha (que era seguidor de Darwin mas divergia de Newton e sua lei da gravidade com aquela história de "parar no ar"), temos alguns bons exemplos de personagens que buscaram, quase sempre sem sucesso.

Galvão Bueno e a força motriz da grama molhada:

Alguém já ouviu o nosso querido e eterno narrador Galvão Bueno proferir o seguinte comentário (...ficou difícil pro goleiro porque a bola quicou na grama molhada e ganhou velocidade...).  Pois é, seguindo as duas primeiras leis de Newton este fenômeno só seria possível se a grama molhada imprimisse algum tipo de força motriz à bola, o que nunca foi provado cientificamente.  Estaria aí a solução de energia alternativa, limpa e renovável que sempre buscamos?  Estradas de grama molhada onde os carros ganhariam velocidade sem gastar um litro sequer se gasolina?  Por via das dúvidas o torneio de tênis de Wimbledon interrompe os jogos em dias de chuva, imagina o que poderia acontecer com aqueles saques de 200 km/hora na grama molhada....

Vicente Feola, treinador da seleção de 1958, tentando negar a lei da ação e reação:

- "Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola pelo canto, entra na área, dribla o zagueiro russo e toca pro Vavá fazer o gol."
(Garrincha, que apesar de ter fama de pouco escolarizado, conhecia bem a terceira lei, retruca):
- "Tudo bem professor. Mas você também combinou isso com o zagueiro russo?"

João Pinto, jogador português, não entendendo a "gravidade" da situação:

"O meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correta: deu um passo à frente."


Seguidores de Newton na Música:

Placebo (reconhecendo a lei da gravidade, e que dela não há como escapar...)
I'm on sinking sand
Gravity
No escaping gravity
Gravity

Raul Seixas (citando o mestre Newton em um de seus maiores sucessos...)
"José Newton já dizia:
  Se subiu tem que descer
Quem não tem colírio usa
    óculos escuros
Só com a praia bem deserta é
    que o sol pode nascer
Quem não tem colírio usa
    óculos escuros
A banana é vitamina que
   engorda e faz crescer"




Gostou?  Leia Também

Filisofia for Dummies
Sociologia For Dummies
Freud for Dummies
Economistas for Dummies 1
Economistas for Dummies 2

5 comments:

  1. CFC Brasil6:59 PM

    Isso é fato

    a terceira lei de Newton se inspirou na contabilidade e no sistema de partidas dobradas

    ReplyDelete
    Replies
    1. My name is Luca11:53 PM

      Diz a historia que a contabilidade moderna foi inventada por um frei da Toscana, como forma de organizar o campeonato italiano e evitar fraudes (com os resultados q hoje se conhece). "partidas dobradas" era o nome que se dava ao sistema de turno e returno que se praticava naqueles dias.

      Delete
  2. Marcelo D25:56 PM

    sou fã do Darwin, afinal uma seleção natural não pode te prejudicar...

    ReplyDelete
  3. Mulher Maravilha6:01 PM

    Dadá Maravilha, Túlio Maravilha, Elke Maravilha, Fio Maravilha, Mara Maravilha...
    Uma família que nasceu para brilhar...

    ReplyDelete